Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
COSTA, Oberdan Santos da; GOUVEIA, Luis Borges y CUNHA, Luis Simoes da. Instrumento de pesquisa para prevenção da evasão nas instituições de ensino superior à distância: metodologia de construção. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e34601. Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.34601.
O objetivo deste estudo é relatar as etapas de construção do instrumento de pesquisa para prevenção da evasão, nas instituições de ensino superior à distância. O instrumento foi construído com a finalidade de coletar informações sobre o apoio acadêmico, recebido pelos estudantes, às mudanças nas circunstâncias da vida do estudante durante o processo de formação, aspectos motivacionais, experiência de aprendizagem em geral e características individuais. No estudo foi adotada uma abordagem quantitativa, com base em estudos nacionais e internacionais. Os resultados apontaram 83,3% de concordância entre os juízes para os constructos da motivação, apoio (tutor, familiar e financeiro) e 100% de concordância para os constructos sexo, idade, educação anterior e situação de trabalho. Esses dados podem ser úteis aos pesquisadores e estudiosos para o alinhamento do foco e do objetivo de seus estudos.
Palabras clave : metodologia; instrumento; evasão; educação superior; educação à distância.