SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Autoridad, obediencia y disciplina en la educación: reflexiones sobre el discurso del Movimiento Escuela Sin Partido y de los apoyadores de la militarización escolarEnseñanza de Literatura: una propuesta histórico-cultural de resignificación de las prácticas docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

DOURADO FRANCA DE SOUZA, Joana  y  EDVALDO SOUZA, Couto. Selfie: espetacularização do eu e pedagogias no Instagram Stories. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.3, e33202.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.33202.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa e tem como objetivo analisar publicações de selfies de um grupo de jovens no Instagram Stories. O principal argumento é de que esses jovens se valem de performances apropriadas através de pedagogias circulantes para espetacularizar a si nesta rede social. A fundamentação teórica considerou estudos nos campos das pedagogias culturais e da cibercultura aplicada à educação, notoriamente, os conceitos de visibilidade, performance e espetacularização do eu, atrelados às redes sociais digitais e em torno da denominada era da mobilidade, na qual as tecnologias móveis possibilitam a circulação de autorretratos digitais. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, descritiva e analítica de cunho netnográfico. O artigo conclui que os jovens estudados espetacularizam suas vidas por meio de selfies para manutenção de visibilidade no Instagram Stories e, por conseguinte, evidenciam pedagogias e modos de ser que circulam nesta funcionalidade.

Palabras clave : tecnologia educacional; selfie; pedagogias culturais; espetacularização do eu; instagram stories.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )