SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Selfie: espectacularización del yo y pedagogías em Instagram StoriesEducar por la sombra: contemporáneo y educación a partir de una pintura de Jan Lievens índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

TREVIZAN, Zizi  y  MORAES, Tatiane. Ensino de literatura: uma proposta histórico-cultural de ressignificação das práticas docentes. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.3, e33537.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.33537.

Explicitar o conceito de arte literária e contribuir com os profissionais da educação na construção de seus saberes científicos sobre o ensino de literatura são os objetivos deste artigo, em razão da continuidade de uma prática de leitura do texto literário, ainda destituída do enfoque histórico-cultural bakhtiniano, que valoriza o ato de ler como um ato dialógico e ambivalente, de natureza estética (filosófica) e ideológica (social) da linguagem. Este texto propõe reflexões sobre a importância da teoria bakhtiniana para ressignificação das práticas docentes, no ensino da literatura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa – um estudo de caso, que envolveu entrevistas semiestruturadas com doze professoras de uma escola pública paulista e observação de duas aulas (filmadas) de literatura. Da análise semiótica (bakhtiniana) dos dados resultaram discussões com as participantes sobre a relevância de uma epistemologia da prática docente, alicerçada na Filosofia Materialista da Linguagem.

Palabras clave : literatura; ensino; semiótica; teoria sócio-histórico-cultural; formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )