SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Enseñanza de Literatura: una propuesta histórico-cultural de resignificación de las prácticas docentesLa construcción de indicadores de calidad social en la educación superior: el caso de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

AUGSBURGER, Luiz Guilherme  y  RIBEIRO SANTOS, Tiago. Educar pela sombra: contemporâneo e educação a partir de uma pintura de Jan Lievens. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.3, e33992.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.33992.

Este ensaio analisa uma pintura de Jans Lievens (1607-1674), que retrata um menino em um ateliê, com o objetivo de discutir a "contemporaneidade" – desde a perspectiva de Giorgio Agamben – de uma educação a partir do uso da "sombra" como potência educativa. O ateliê é entendido aqui como um espaço dinâmico e formador marcado por (a) um "uso das coisas", opondo-se ao consumo das coisas e (b) por uma margem de "sombra" capaz de tencionar a luz como seu contrário. A pintura, concentrando estas características distintivas que são postas em relevo pelos autores, permite conceber um jogo em que "sombra" e "luz" compõem uma relação cooperativa e que, em termos educacionais, conduz à positivação da "marginalidade" – de forma não estigmatizante –, o inacabado e a abertura – à criação – como componentes da formação humana.

Palabras clave : contemporaneidade; filosofia da educação; Jan Lievens; tecnologia educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )