Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; RODRIGUES, Edile Maria Fracaro y RAU, Débora Toniolo. História, geografia e ensino religioso: uma proposta integrada. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.143-165. ISSN 1981-416X.
Compreendida como um direito de todos, dever do Estado e da família em colaboração com a sociedade, a Educação no Brasil é caracterizada pela igualdade de condições, pelo respeito à pluralidade de idéias e pela valorização do patrimônio cultural. No processo de apropriação do conhecimento é preciso estabelecer o diálogo entre o sujeito e os saberes do espaço que ocupa, considerando as emoções e o contexto. Nessa proposta, o professor assume uma nova perspectiva de instigar seus alunos a questionar o cotidiano, a investigar novos elementos para construir o conhecimento, superando o processo de apenas repetir informações. Propor que temas como trabalho, sociedade e cultura sejam articulados para colaborar na formação da identidade nacional desses sujeitos do conhecimento permite a compreensão do espaço e tempo que o ser humano ocupa. Para tal, a interdisciplinaridade entre História, Geografia e Ensino Religioso levará a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural e a uma reverência aos que compreendem o mundo de forma diferente do que aprenderam, pois ocupam espaços geográficos diferentes. Esta é a conquista construída, ou melhor, em construção, por pessoas que acreditam na responsabilidade de todos os cidadãos brasileiros.
Palabras clave : Educação; Ensino Religioso; Ensino Fundamental; Séries Iniciais; Metodologia; Projetos.