Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
BARBOSA, Laura Monte Serrat; ALVES, Larissa Maria Volcov y DAVID, Mônica Cristiane. Educação infantil: fundamentação e elaboração de instrumentos de pesquisa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.107-122. ISSN 1981-416X.
Este artigo é fruto da pesquisa “Aprendizagem e conhecimento na ação educativa”, desenvolvida por pesquisadores vinculados à linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, do Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A investigação científica definiu como âmbito de estudo a educação infantil, a partir de resultados obtidos em pesquisa anterior. O objetivo é descrever a elaboração e fundamentação dos instrumentos específicos utilizados na pesquisa. Cada instrumento criado foi vivenciado pelo grupo de pesquisadores, respaldado em diversos autores, como Ludwig, Zabalza, Claxton, Moscovici, Jodelet, Marconi e Lakatos, e aplicados em uma amostra (escola-piloto). Os instrumentos de coleta de dados foram calibrados com a intenção de verificar as condições de atender aos objetivos propostos no projeto antes de serem aplicados definitivamente. O artigo apresenta seis instrumentos criados pelo grupo de pesquisa e dois instrumentos já sistematizados, bem como contextualiza o encaminhamento metodológico da sua aplicação.
Palabras clave : Educação infantil; Instrumentos de Pesquisa; Escola-Piloto; Aprendizagem.