Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
VALENTE, Wagner Rodrigues. Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.271-299. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS01.
O texto problematiza a pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. A problematização é realizada a partir de cinco temas, levando em conta a centralidade dos saberes presentes na escola. Os temas envolvem os saberes matemáticos, em perspectiva histórica, considerando as finalidades da escola primária, a sua organização, os seus métodos e conteúdos, novos referentes para análise dos saberes e, por fim, aspectos relativos à filiação da pesquisa em história da educação matemática nos primeiros anos escolares a campos científicos. Ao final, tendo em conta a análise dos cinco temas, considerados como "enjeux" da pesquisa, evidenciam-se as diferenças das investigações em história da educação matemática no nível secundário e superior, e aquela ligada aos primeiros anos escolares.
Palabras clave : História da Educação Matemática; Curso Primário; Formação de Professores de Matemática; Saber Escolar; Matemática Escolar.