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Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira y LIMA, Kátia Regina Rodrigues. O modelo de accountability e a política de avaliação da Educação Superior no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.362-385. Epub 04-Feb-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao03.
O presente texto busca a articulação da racionalidade neoliberal que se expressa na avaliação, da lógica da regulação como accountability e dos mecanismos que constituem a lógica da avaliação da educação superior, bem como definem os padrões de sua qualidade. Para trato metodológico, recorreu-se à utilização da abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de tipo bibliográfica e documental. Constatou-se que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior utiliza diversos mecanismos para operacionalizar a avaliação, com sua centralidade calcada no exame por desempenho como base dos processos regulatórios das Instituições de Educação Superior, além da utilização de indicadores classificatórios, comparativos e escalonais para a sistematização de dados para a constituição de rankings entre as instituições.
Palabras clave : Accountability; SINAES; Qualidade; Educação Superior.