Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
RIVAS, Noeli Prestes Padilha y SILVA, Glaucia Maria da. Desafios na formação para a docência universitária em cursos de pós-graduação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.797-819. Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds13.
Este texto é parte da pesquisa “A formação pedagógica de professores para o Ensino Superior nos Programas de Pós-Graduação”, realizada em 2019, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Currículo, a partir da questão problematizadora: Quais os contributos do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na constituição dos pós-graduandos como futuros professores face à sua formação como pesquisador nas diferentes áreas do saber? Tem como objetivo investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior em uma universidade pública paulista, no contexto da Etapa de Preparação Pedagógica do PAE. O corpus, constituído pelos programas de ensino (objetivos, justificativa, conteúdo e bibliografia) de 34 disciplinas PAE na área de Ciências da Saúde, foi analisado utilizando-se as “Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação” e referenciais teóricos relacionados à formação do professor universitário, mediados pela Didática e Currículo. Os dados revelam que cerca de vinte disciplinas PAE possuem singularidades que precisam ser discutidas e contextualizadas de forma a contribuir para articulação entre as áreas da saúde e educação e para valorização da formação docente no contexto da pós-graduação, tanto quanto a formação do pesquisador. É preciso avançar na compreensão de que o preparo para a função docente na área das Ciências da Saúde não envolve apenas a instrumentalização técnica aprisionada a aspectos prescritivos e pragmáticos, ao tecnicismo exagerado e entendimento de metodologia simplório que não alcança o conhecimento necessário e instigador para a compreensão do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Palabras clave : Docência para o Ensino Superior; Pós-Graduação; Programa de Aperfeiçoamento de Ensino; Pesquisa; Ensino.