SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número67Encuentros e caminos de maestras militantes: Hildézia de Medeiros y Dodora MotaEnfrentamientos y aprendizajes: la insurgencia femenina en el Campamento Zé Maria do Tomé, Chapada do Apodi-CE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MARQUES, Inês Velter  y  FURTADO, Alessandra Cristina. Formação e educação da mulher e o caderno de Economia Doméstica (Dourados, Mato Grosso - 1972). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.1783-1807.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ds13.

Este artigo insere-se nas abordagens sobre a história das instituições escolares, com um estudo direcionado para as práticas de formação e educação das mulheres, cuja finalidade é contribuir para a compreensão da seguinte problemática: como a disciplina de Economia Doméstica foi tratada em um caderno de uma ex-aluna da turma do Curso do Ginasial do Colégio Estadual Presidente Vargas, localizado na cidade de Dourados, interior do estado de Mato Grosso, no início dos anos de 1970? Assim, este artigo busca analisar o ensino de Economia Doméstica no Colégio Estadual Presidente Vargas da cidade de Dourados, tomando como fonte principal de pesquisa um caderno de uma ex-aluna do Curso Ginasial do ano de 1972. A pesquisa desenvolveu-se a partir das referências ligadas à história, à história da educação, à história das mulheres, à história da educação da mulher e ao currículo, bem como, com base em fontes documentais. A partir dos registros apresentados pela ex-aluna do Curso Ginasial no caderno foi possível entrever parte do processo de ensino da disciplina de Economia Doméstica, bem como compreender os conteúdos trabalhados e desenvolvidos para a formação e a educação das mulheres moradoras do interior do estado de Mato Grosso. Contudo, o caderno enquanto fonte documental revelou que a disciplina de Economia Doméstica mediante os seus conteúdos visava à formação e à educação das jovens como boas donas de casa, mulheres prendadas em seus afazeres domésticos, boas mães de família e, além disso, boas administradoras financeiras de seus lares.

Palabras clave : Caderno Escolar; Disciplina de Economia Doméstica; História de Instituição Escolar; Cultura Escolar; Mulher.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )