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Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; SILVA, Mila Nayane da y BARBOSA, Lia Pinheiro. Enfrentamentos e aprendizados: a insurgência feminina no Acampamento Zé Maria do Tomé, Chapada do Apodi-CE. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.1808-1836. Epub 31-Dic-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ds14.
O artigo apresenta o processo de aprendizagem repercutido na vida das camponesas, enfatizando a práxis de resistência contra o patriarcado emergida no contexto da luta pela terra, coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Ao investigar sobre as práticas educativas que permeiam as mulheres em situação de acampadas no que concerne à figura feminina atuante no MST, este escrito tem o pressuposto de que essas mulheres buscam seu lugar de modo insurgente no mundo das contradições, resultado da formação política repercutida pela educação não formal presente nos momentos exigidos pela nova realidade. O objetivo do trabalho é analisar os aprendizados ocorridos nas reverberações políticas e subjetivas da inserção das mulheres no MST, na perspectiva de desvelamento do patriarcado concomitante ao sistema capitalista, e das insurgências no cotidiano de luta. O trabalho constata que a inserção na luta pela Reforma Agrária oportunizou às mulheres uma visão crítica no que concerne à desigualdade de gênero, propiciando-lhes aprendizados e conhecimentos essenciais às práticas de despatriarcalização.
Palabras clave : Mulheres; MST; Aprendizados; Conscientização; Despatriarcalização.