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Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
ILGENFRITZ, LEANDRO ADRIANO; CAMBRAIA, ADãO CARON y NONENMACHER, SANDRA ELISABET BAZANA. Caminhos para a formação integrada por meio de princípios agregados à curricularização da extensão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1095-1120. Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ds05.
O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a implementação de ações de extensão de no mínimo 10% do total da carga horária curricular estudantil, iniciando um movimento nacional de curricularização da extensão. A partir disto, este texto busca compreender como esse processo vem sendo proposto e implementado em um Campus do Instituto Federal Farroupilha, tendo como base as concepções de extensão, formação integral e currículo integrado constantes em seus documentos formais e projetos de extensão propostos. Sendo de natureza qualitativa, elaborada a partir de pesquisa bibliográfica e documental, busca e analisa dados empíricos, pela Análise Textual Discursiva de projetos e de entrevistas, organizadas de maneira semiestruturada, com coordenadores de projetos de extensão, selecionados no campus de Frederico Westphalen/RS. O processo de curricularização da extensão, tal como a materialização do currículo integrado, são processos que estão em construção, de maneira coletiva e paulatinamente, ambos têm contribuições mútuas, pois evidenciam e se balizam em preceitos comuns, conforme categorias explicitadas: interação dialógica; interdisciplinaridade, integração e interprofissionalidade; indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão e impacto e transformação social.
Palabras clave : Formação humana; Currículo Integrado; Transformação social..