Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
SOUZA, Joseilda Sampaio de y BONILLA, Maria Helena Silveira. As singularidades da pesquisa com criança no espaço de vida privada/familiar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.123-149. Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds05.
Este texto tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a singularidade da metodologia da Pesquisa com criança e as relações que estabelecemos com os/as interlocutores da pesquisa, tendo como referência uma tese de doutorado em Educação, defendida em 2019, em uma universidade pública federal do nordeste brasileiro, que investigou sobre o brincar de crianças em tempos de tecnologias digitais móveis. O estudo, de abordagem qualitativa, adotou os pressupostos metodológicos da Pesquisa com criança (CASTRO, 2008; FANTIN, 2009; PEREIRA, 2015b), dialogando, problematizando, indagando junto com a criança sobre as experiências vividas, de modo a proporcionar ao pesquisador um conhecimento que consiga desvendar a realidade estudada. A fundamentação teórica esteve pautada nos Estudos da Infância, realizados no campo da Sociologia da Infância (CORSARO, 2011; SARMENTO, 2003, 2004, 2007, 2008; SARMENTO; PINTO, 1997; SIROTA, 2011; PINTO, 1997; QUINTEIRO, 2009). Como resultado concluímos que na metodologia da Pesquisa com criança é preciso pensar na postura do pesquisador na relação com os/as interlocutores. Essa postura precisa ter como princípio o lugar de alteridade experimentado por pesquisadores adultos e crianças no decorrer de todo o seu processo de pesquisar.
Palabras clave : Pesquisa com criança; Rodas de brincadeiras; Estudos da Infância.