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Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
FREIRE, Maximina M. y PETRAGLIA, Izabel. Complexidade: Paradigma ou Epistemologia? Kuhn e Morin para além da terminologia refletindo sobre contribuições educacionais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.979-995. Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds01.
Paradigma e epistemologia são conceitos recorrentemente citados por estudiosos e pesquisadores que debatem a via da complexidade, dividindo-lhes a opinião sobre que concepção melhor se relaciona e mais adequadamente reflete a noção complexa em sua caraterização mais essencial. Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre essa questão terminológica, buscando distinguir o termo que, em nossa opinião, melhor defina os princípios fundantes da complexidade, revelando seus propósitos e características. Partindo de uma discussão sobre o conceito de paradigma e suas implicações, exploramos os matizes do que se denomina evolução paradigmática, para chegar à concepção de epistemologia e delinear suas contribuições à visão de complexidade sob o enfoque moriniano. Além disso, refletimos sobre uma reforma do pensamento e da educação que, indicadoras de metamorfoses, possam levar à esperança da transparadigmatologia. Ao longo de nossa discussão, encaminhamos nossas considerações para as contribuições dessa argumentação para o processo ensino-aprendizagem e a formação docente. De modo sucinto, promovemos um exercício de compreensão do próprio processo de conhecimento à luz do pensamento complexo, com base em Edgar Morin, em direção a um metaponto de vista, que se justifique pela compreensão do inacabamento do todo, como contribuição às ciências da Educação e da Linguística Aplicada, entre outras.
Palabras clave : Paradigma; Epistemologia; Transparadigmatologia; Thomas Kuhn; Edgar Morin..