Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
LARA, Ângela Mara de Barros y BRAMBILLA, Marcos Aurélio. Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1182-1201. Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds14.
Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do conhecimento docente na qualidade da educação no ensino médio, considerando a influência local. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio da técnica do Fator de Componentes Principais (FCP), da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e da Regressão Ponderada Geograficamente (RPG). Os resultados indicam que o conhecimento docente é fundamental para a qualidade da educação, uma vez que o professor é o responsável por transmitir o conhecimento aos alunos, podendo influenciar positivamente ou negativamente o processo educativo. Assim como, não se pode deixar de tratar das mudanças podem ocorrer com a implementação da Lei nº 13.415/17. Conclui-se que é necessário entender as contrarreformas para dar voz aqueles que são participes do processo e tem outras perspectivas sobre a legislação proposta.
Palabras clave : Qualidade da Educação; Formação Docente; Regressão Ponderada Geograficamente..