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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versión On-line ISSN 1981-4690
Resumen
STRAPASSON, Aline Miranda y DUARTE, Edison. “Polybat”: Um jogo para pessoas com paralisia cerebral. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.02, pp.121-133. ISSN 1981-4690.
Este trabalho teve como objetivos: oferecer aos professores de Educação Física e pessoas interessadas, uma atividade recreativa/esportiva inclusiva para alunos com Paralisia Cerebral e ou deficiência física frequentadores de escolas especiais ou regulares; propor atividades que estejam de acordo com as habilidades motoras dos alunos, incentivando a evolução das mesmas e verificar se houve melhora do envolvimento físico/motor através das atividades desenvolvidas. Desenvolvemos nosso estudo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas - PR, durante o ano de 2004, contando com seis alunos participantes, com idades entre oito e 20 anos. Realizamos 32 aulas, ministradas semanalmente, com uma hora e 25 minutos de duração cada. As atividades estavam de acordo com as habilidades motoras dos alunos e os resultados obtidos através da observação sistemática e registrados no diário de campo foram: melhora do controle postural e do alcance nas laterais da mesa; melhora do controle da raquete e da raquete sobre a bolinha, consequentemente dos fundamentos do jogo e dos ralis; melhora da força e precisão dos golpes; compreensão das regras; melhora da concentração, automotivação e aceitação da derrota (quando ocorre).
Palabras clave : Educação Física para Deficientes; Esporte para Deficientes; Inclusão; Paralisia Cerebral; Deficientes Físicos.