SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número03O padrão de beleza corporal sobre o corpo feminino mediante o IMCO desafio da informação longitudinal: um “passeio guiado” sobre modelação hierárquica, “tracking” e informação omissa com um conjunto de dados do estudo de Muzambinho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

HENRIQUE, Rafael dos Santos; SIQUEIRA, Aline Kety Maria de; BELTRAO, Natália Barros  y  EPIFANIO, Amanda Polyane Porto. Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2010, vol.24, n.03, pp.405-412. ISSN 1981-4690.

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças.

Palabras clave : Aprendizagem; Conhecimento de Resultados; Prática; Desempenho Psicomotor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )