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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versión On-line ISSN 1981-4690
Resumen
ALVES, Maria Luiza Tanure y DUARTE, Edison. A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.329-338. ISSN 1981-4690. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200329.
O estudo tem como objetivo investigar a inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência dentro do contexto das aulas de educação física escolar. Participaram do estudo três estudantes entre 12 e 21 anos com deficiência física ou visual do sexo feminino. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com roteiro pré-definido e anotações de campo como instrumentos de medida. A inclusão no contexto das aulas de educação física esteve vinculada a três fatores: adaptação, participação social e capacidade. Estes fatores agiram de forma dependente e complementar para a construção de um senso de pertencimento, aceitação e valor dentro do grupo.
Palabras clave : Aluno com deficiência; Processo inclusivo; Educação física escolar.