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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
SILVA, Rildo Pereira da y RIBEIRO, Victoria Maria Brant. Inovação curricular nos cursos de graduação em Medicina: o ensino da bioética como uma possibilidade. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.01, pp.134-143. ISSN 1981-5271.
O estudo tem por objetivos sistematizar o estado da arte do ensino da bioética na graduação médica brasileira, com base nos trabalhos publicados nos anais dos congressos da Sociedade Brasileira de Bioética, da Associação Brasileira de Educação Médica e da Rede Unida, e nas revistas Bioética, Brasileira de Bioética, Brasileira de Educação Médica e Olho Mágico dos anos 2000 até 2005, e identificar concepções, conceitos, métodos e pressupostos bioéticos adotados no material pesquisado. Situa-se entre os campos da educação e do trabalho médicos, aqui entendidos como duas práticas sociais que devem dialogar permanentemente, razão pela qual a Pedagogia das Competências e as noções de competência e autonomia, como fundamentação e categorias teóricas, respectivamente, nele se inserem como aportes para compreender o processo de inclusão do ensino de bioética nos cursos de graduação médica, como uma possibilidade de inovação curricular.
Palabras clave : Educação Médica; Ensino; Curriculo; Bioética; Competência Profissional; Autonomia Pessoal.