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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
COSTA, Nilce Maria da Silva Campos. Satisfação profissional de docentes de medicina: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.339-348. ISSN 1981-5271.
RESUMO Objetivo: Investigar a satisfação com a carreira docente de professores de medicina em relação à: motivação inicial, fatores de satisfação e desejo de permanência da profissão. Metodologia: Utilizou-se metodologia qualitativa; foram aplicados questionários e entrevista semi-estruturada aos professores de uma instituição federal de ensino superior. Resultados: 42,86% iniciou-se na docência como estudantes de medicina; 80% escolheram a docência por vocação, influência familiar e influência de professores e 20% por oportunidade; 57,14% consideram-se satisfeitos coma docência e 51,42% não pretendem se aposentar. Foram considerados como fatores de satisfação: possibilidade de atualização profissional, sensação de dever cumprido, contribuição com formação médica, contacto com jovens e com ambiente universitário. Os fatores de insatisfação citados foram os pedagógicos (33,33%), econômicos (30,95%), institucionais (14,28%) e relacionais (14,28%). Conclusões: Os pesquisados manifestaram atitude positiva frente à carreira docente e não possuem desejo de abandonar a carreira, pela grande satisfação pessoal. Esses achados podem contribuir coma reflexão sobre fatores que interferem na (in)satisfação da carreira docente e contribuir para que fatores de satisfação sejam aumentados, melhorando a produtividade e o bem estar de professores de medicina.
Palabras clave : Ensino;; Pesquisa Qualitativa; Educação Médica; Satisfação Profissional.