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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
MARTA, Gustavo Nader; MARTA, Sara Nader; ANDREA FILHO, Ayrton de y JOB, José Roberto Pretel Pereira. O estudante de medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.405-416. ISSN 1981-5271.
RESUMO A compreensão do papel da morte como uma condição intrínseca e inegável da vida sempre foi de grande relevância para o mundo ocidental, levando a diferentes atitudes, especialmente entre aqueles que precisam encarar a morte como parte de sua rotina profissional. Isto é particularmente aplicável aos médicos, que, muitas vezes, se acham diante da responsabilidade de tomar decisões sobre as condições de saúde e a vida de seus pacientes. Os objetivos deste estudo foram verificar o comportamento do estudante de Medicina e do médico recém-formado diante da morte e do morrer, identificar as condições e deficiências da relação médico-paciente-morrer-morte, comparar tais posturas entre os estudantes de Medicina e os médicos recém-formados, e propor atividades que possibilitem a sensibilização quanto aos processos internos com base em teoria, prática e desenvolvimento pessoal. Isso foi feito por meio da aplicação de questionários aos 100 alunos do terceiro ano e aos 120 residentes do CCMB-PUC-SP.
Palabras clave : Morte; Educação Médica; Ética; Bioética.