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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
JUCA, Natalia Braga Hortêncio et al. A comunicação do diagnóstico “sombrio” na relação médico-paciente entre estudantes de Medicina: uma experiência de dramatização na educação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.57-64. ISSN 1981-5271.
O objetivo do trabalho foi apresentar a dramatização como prática para a humanização da relação médico-paciente entre estudantes do terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Por meio de metodologia qualitativa, aplicaram-se perguntas referentes aos sentimentos vivenciados enquanto na posição de médicos e de pacientes, e à vivência com a técnica, após a mesma ser apresentada em sala de aula (n=24). Os dados permitiram identificar que os temas abordados se referiam a doenças graves e perdas. Em relação aos sentimentos, no papel tanto de paciente quanto de médico, demonstraram angústia, impotência, apreensão, medo e ansiedade. Expressaram dificuldades frente ao diagnóstico e à transmissão de má notícia, ao mesmo tempo em que valorizaram a construção do vínculo médico-paciente. Frente à experiência, destacaram a técnica como geradora de autoconhecimento e vivência da futura profissão. Estudos prospectivos devem ser realizados para avaliar o impacto dessa estratégia na humanização da relação médico-paciente e educação médica, explorando o máximo de potencialidade frente às suas limitações.
Palabras clave : Psicodrama; Desempenho de Papéis; Relações Médico-Paciente; Estudantes de Medicina; Educação Médica.