Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
BARROS, Cynthia de Araújo; SAMICO, Isabella; FELICIANO, Kátia Virginia de Oliveira y OLIVEIRA, Felipe Araújo Andrade de. Knowledge of common pediatric cancers among medical students in northeast Brazil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.565-572. ISSN 1981-5271.
Introdução: Durante as últimas décadas, o diagnóstico precoce do câncer pediátrico tem tido importante destaque na agenda internacional. Neste estudo, os autores avaliaram estudantes oriundos de uma faculdade de medicina no Recife, Brasil, considerando conhecimento e práticas no reconhecimento precoce do câncer pediátrico. Métodos: estudo de corte transversal com uma amostra de 82 estudantes de um total de 86 elegíveis para o estudo. Os dados foram coletados por meio de questionários autoaplicáveis. Os subgrupos foram definidos de acordo com o conhecimento sobre o tema e a auto-percepção dos estudantes acerca de sua competência e interesse no aprendizado. Resultados: 74,4% apresentaram conhecimento mínimo. O grupo sem conhecimento mínimo e com competência percebida para identificar casos suspeitos (23,3%) se encontrava na pior situação no sentido do diagnóstico precoce. Todos expressaram interesse em aprender mais sobre o tema. Conclusões: Apesar dos níveis aceitáveis de conhecimento entre os estudantes, a definição de aspectos centrais dos processos de ensino-aprendizagem seria extremamente útil para a formação de médicos com competência para diagnosticar e tratar o câncer pediátrico.
Palabras clave : Medical Education; Oncology; Pediatrics; Early Diagnosis.