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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
CALDEIRA, Érika Soares; LEITE, Maisa Tavares de Souza y RODRIGUES-NETO, João Felício. Estudantes de medicina nos serviços de atenção primária: percepção dos profissionais. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.477-485. ISSN 1981-5271.
Este artigo objetivou compreender a percepção dos profissionais de Equipes de Saúde da Família (ESF) sobre a inserção do estudante de Medicina neste cenário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (24/10/08, nº 1.240/08). Participaram profissionais da ESF de Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Na coleta dos dados foram realizados três grupos focais. O instrumental metodológico utilizado foi a análise do discurso. Foram construídas três categorias: integração ensino-serviço-comunidade, funcionamento do serviço e formação médica. Os profissionais percebem a necessidade do trabalho interdisciplinar e orientado na comunidade, mas com a visão de serviço de saúde centrado no médico. Verificou-se que, por meio de maior integração dos estudantes com a equipe e com a comunidade, pode- se obter um serviço mais efetivo e de qualidade, aumento da satisfação dos profissionais e diferencial positivo na formação dos estudantes. Para que esta integração ocorra, é importante construir a imagem do médico/estudante de Medicina como integrante da equipe de saúde. A inserção dos estudantes no serviço pode facilitar este processo.
Palabras clave : Educação Médica; Saúde da Família; Saúde Pública; Pesquisa Qualitativa.