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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
SCHMITZ, Patrícia Dias; MENEZES, Marta y LINS, Liliane. Percepção de integridade científica para o estudante de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.447-455. ISSN 1981-5271.
Este trabalho objetivou conhecer a percepção do estudante de Medicina sobre integridade científica, discutir a necessidade de abordar a temática na formação de pesquisadores eticamente responsáveis e esclarecer a importância da existência de práticas educacionais que objetivem a educação ética na formação desse estudante. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando a técnica de análise temática. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, definindo-se três unidades de análise de dados: o conhecimento do estudante sobre o sistema CEP/Conep, a percepção dos estudantes sobre integridade científica e desonestidade científica, e a abordagem do tema integridade científica no currículo médico. Foi evidenciada a necessidade de abordagem mais efetiva sobre o sistema CEP/Conep. De igual forma, o tema integridade científica parece ser pouco discutido no meio acadêmico, o que pode gerar a prática de condutas inadequadas na produção científica por falta de reconhecimento das mesmas pelos discentes. A associação de teoria e prática no ensino da integridade científica é fundamental, devendo este tema ser inserido precocemente no currículo médico.
Palabras clave : Revisão de Integridade Científica; Estudantes de Medicina; Má Conduta Científica; Educação Médica.