Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
NASCIMENTO, Leonel Alves do; FONSECA, Lígia Fahl y GARCIA, Ana Carolina Korki Arrabal. Suspensão cirúrgica: perspectiva do residente de medicina em clínicas cirúrgicas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.02, pp.205-212. ISSN 1981-5271.
Com o objetivo de compreender a percepção do residente de Clínica Cirúrgica sobre a suspensão do procedimento cirúrgico, as repercussões e os desdobramentos desse evento em seu trabalho, fez-se uma pesquisa descritiva qualitativa com uso do método de análise proposto por Martins e Bicudo. Realizada num hospital universitário do Norte do Paraná, contou com a participação de dez residentes de clínicas cirúrgicas que cursam o último ano do programa de residência. A análise resultou na construção de cinco categorias: repercussões para o residente (perda de aprendizado); sentimentos relacionados à suspensão (frustração, impotência, perda de credibilidade e resolutividade); comunicação da suspensão (principal dificuldade), repercussões para o paciente (insatisfação, frustração, abandono) e estratégias para evitar a suspensão (planejamento, cuidados pré-operatórios, ampliação dos recursos materiais/humanos). Constatou-se que o residente reconhece as repercussões da suspensão cirúrgica em seu aprendizado, identifica o sofrimento do paciente em relação à suspensão e lança mão de estratégias para evitá-la.
Palabras clave : Hospitais de Ensino; Internato e Residência; Curva de Aprendizado; Educação Médica; Relações Interpessoais.