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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
PINHEIRO, Osni Lázaro et al. Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.68-78. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e02182013.
Este estudo teve por objetivo averiguar as potencialidades do Teste de Progresso (TP) no auxílio à gestão acadêmica. Foram analisados os desempenhos dos estudantes do curso de Medicina no TP aplicado em 2008 e reaplicado sem modificações em 2011. Os resultados demonstraram que, no TP de 2008, a progressão ocorreu a cada dois anos de curso, e no TP 2011 esta progressão iniciou-se somente a partir da terceira série. Nas áreas de Saúde Coletiva, Clínica Cirúrgica e Áreas Básicas, não houve acúmulo de conhecimentos gradativo desde o início do curso, o que merece reflexões por parte dos gestores do currículo.
Palabras clave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Avaliação de Desempenho; Currículo; Educação Médica.