Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
FERRI, Paulo Alberto y GOMES, Rafael da Silveira. Formação Situada ou Situações do Formar: Internato Médico em Questão. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.252-260. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e02502014.
Analisamos os processos de formação médica situados nos corredores da emergência de um hospital público da região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. O internato entra em questão como um processo de experimentação do trabalho em que a curiosidade e a novidade dos primeiros procedimentos realizados impulsionam a conquista do hospital como espaço de experimentação do ser médico. Apostamos numa formação que extrapola o sentido clássico de tempo em que se está vinculado a um processo formal de aquisição de conhecimento – formação que extrapola o percurso acadêmico e ganha sentido enquanto processo de produção de sujeitos. Este trabalho se vincula a uma leitura singular do modo como são tratados os fenômenos do trabalho e da formação em saúde.
Palabras clave : –Internato e Residência; –Trabalho; –Educação Médica.