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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
PEREIRA, Teresa Avalos; ARECO, Kelsy Catherina Nema; TARCIA, Rita Maria Lino y SIGULEM, Daniel. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por Professores da Área da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.59-66. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01482015.
Objetivo
Investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores da Unifesp.
Métodos
Estudo observacional descritivo do tipo transversal, baseado em amostra aleatória simples composta por 191 respondentes. Estudou-se a associação do número total de 27 TIC com as variáveis idade, sexo, titulação, lecionar em dois ou mais cursos e participação em curso preparatório para docência no ensino superior.
Resultados
A idade média foi de 49 anos, 60,7% do sexo feminino, 72,8% em nível de doutorado e 33,0% lecionavam em dois ou mais cursos. Observou-se associação negativa entre quantidade de TIC e idade, e associação direta entre titulação e realização de curso para docência.
Conclusão
A quantidade de instrumentos utilizados diminuiu 1,2 a cada dez anos, aumentou 1,8 com a participação do docente em curso preparatório e 1 a cada titulação obtida.
Palabras clave : Tecnologia Educacional; Educação Superior; Ciência da Informação; Tecnologia da Informação; Docentes; Educação Médica.