Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
SILVA, Marlon Ribeiro da; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte y SCHOR, Paulo. Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.93-101. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01542015.
Considerando a fundamental importância do debate sobre a humanização na área da saúde, apresentamos resultados de uma experiência didática de formação humanística com base na experiência estética causada pela literatura do romance “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister”, de Goethe, com base numa atividade acadêmica oferecida a estudantes e profissionais da área da saúde. Investigamos o potencial desta experiência como meio de fomentar a formação humanística e a humanização. Na coleta dos dados utilizamos metodologias qualitativas, partindo da observação participante e da história oral de vida. Os dados foram analisados com base na Fenomenologia Hermenêutica. Inspirados na filosofia estética de Friedrich Schiller e Immanuel Kant, verificamos que a leitura do romance, com apoio da metodologia utilizada na atividade, proporcionou o que entendemos ser uma educação humanizadora, por meio da “ampliação da experiência da arte” e do “despertar lúdico”.
Palabras clave : Humanização da Assistência; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Estética; Educação Médica.