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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
ALVES, Cynthia Rossetti Portela; ARAUJO, Marcelo Grossi; RIBEIRO, Maria Mônica Freitas y MELO, Elza Machado. Avaliação do Ensino de Hansenologia pelos Estudantes de uma Escola Médica, Pública, Brasileira. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.393-400. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00522015.
Objetivo
Avaliar o ensino sobre hanseníase numa escola médica localizada em metrópole do Sudeste brasileiro com baixo coeficiente de prevalência para hanseníase.
Resultados
Em análise realizada, utilizando um estudo comparativo entre dois grupos paralelos de estudantes do curso médico (ingressantes e internos), observou-se que a maioria dos estudantes ingressa no curso com conhecimentos sobre sinais e sintomas da doença. Os internos mostraram maior conhecimento teórico, assim como atitudes mais favoráveis em relação à doença, quando comparados aos ingressantes. A maioria dos internos afirmou que o tema foi abordado durante o curso médico, mas que o ensino prático foi insuficiente. Estudantes que tiveram experiência prática mostraram maior confiança em sua habilidade para atender casos semelhantes.
Conclusão
Embora do ponto de vista estatístico os resultados possam parecer favoráveis, não se pode afirmar o mesmo sob a perspectiva da educação e da saúde pública, uma vez que grande número de estudantes do último ano não possui informações básicas a respeito da doença.
Palabras clave : Hanseníase, Ensino; Estudantes de Medicina; Educação Médica.