INTRODUÇÃO
A tendência atual no ensino em saúde aponta para a utilização de metodologias ativas centradas no aluno. Nesse contexto, ele é o protagonista do seu processo de formação, transformando o papel do docente de transmissor a facilitador e motivador. Deve ser implementado também um ensino integrado e interdisciplinar, com a inserção do discente desde o início do curso em campos de prática na comunidade. E isso deve estar articulado com a assistência voltada para determinantes biopsicossociais do processo saúde-doença, a fim de inserir a tecnologia da informação no processo de formação1,2.
No Brasil, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Medicina têm impulsionado mudanças na formação acadêmica, e diversas universidades brasileiras têm passado por processo de transformação nos seus programas de ensino3-5. A avaliação dessas mudanças do processo ensino-aprendizagem é fundamental para a implementação e o desenvolvimento das atividades educacionais, pois trata-se de um processo sistemático que documenta e determina a extensão e magnitude do alcance dos objetivos institucionais com subsequente julgamento e tomada de decisão6. Desse modo, a análise o torna mais dinâmico, com atualização constante dos objetivos do aprendizado6,7.
Nesse contexto avaliativo de mudanças curriculares, o ambiente educacional é um quesito importante a ser considerado8. Em termos de educação médica, definimos o ambiente educacional pelo conjunto de elementos materiais e afetivos que envolvem o graduando, sendo esses fatores ligados à instituição, aos docentes e aos próprios discentes9. Ele, portanto, é a manifestação mais significativa do currículo porque envolve tudo o que acontece em um curso de Medicina, inclusive os comportamentos de alunos e professores10.
A percepção do discente sobre o ambiente educacional pode influenciar sua satisfação com o curso, sua autopercepção de bem-estar e o seu desempenho acadêmico durante o seu período de formação8. Essa análise pode fornecer subsídios importantes para que os elementos positivos sejam mantidos e reforçados, e os aspectos negativos, eliminados ou corrigidos9.
Desse modo, o objetivo do estudo foi avaliar a percepção discente sobre o ambiente educacional da disciplina de Semiologia do curso de Medicina.
MÉTODOS
Delineamento e local do estudo
Trata-se de estudo descritivo, realizado no dia 20 de outubro de 2017, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM-UFG), em Goiânia, cidade com aproximadamente um milhão de habitantes.
A FM-UFG vem ao longo dos anos propondo mudanças curriculares, e uma nova fase de reforma curricular foi implementada em 2014 para os primeiros quatro anos da graduação com proposta de mudança gradativa e anual. Essas alterações alcançaram maior integração intermodular, inserção precoce do discente nos cenários de práticas e utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem11.
As disciplinas de Semiologia I e II, no primeiro e segundo semestre do curso, respectivamente, visando adequar-se à reforma curricular impulsionada pelas DCN, passaram a trabalhar a parte teórica por meio da metodologia ativa de aprendizado baseado em equipes (team based learning - TBL)12,13e a parte prática pela abordagem de paciente simulado14 para alcançar o objetivo principal de capacitar os discentes a coletar e estruturar a anamnese.
O conteúdo, assim, começou a ser abordado a partir de grandes síndromes, sendo o material disponível em plataforma Moodle aos acadêmicos para estudo prévio. Os docentes passaram a preparar a anamnese completa, abrangendo a síndrome em estudo, e a encaminhar ao Núcleo Livre de Interpretação Teatral Paciente Simulado da Faculdade de Música e Artes Cênicas da UFG para preparo dos atores, a fim de atuarem como paciente simulado.
Participantes
A amostra não probabilística foi composta por acadêmicos do segundo semestre do curso de Medicina da UFG.
Os critérios de inclusão foram os seguintes: 1. os alunos deveriam ter idade superior ou igual a 18 anos, 2. possuir o português como língua nativa, 3. estar devidamente matriculados na disciplina de Semiologia II da FM-UFG no segundo semestre do ano de 2017 e 4. cursar a disciplina de Semiologia I já reestruturada.
Excluíram-se aqueles que 1. estavam ausentes ao momento da abordagem para coleta de dados, 2. preencheram o questionário de maneira incompleta e 3. cursaram Semiologia I previamente à reestruturação.
Coleta de dados
A coleta de dados ocorreu num único momento, em ambiente reservado na FM-UFG, pela pesquisadora responsável e por quatro auxiliares. Todos os alunos que estavam presentes no dia da coleta foram convidados a participar. Após esclarecimento dos objetivos e métodos do estudo, os discentes, que aceitaram participar, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Instrumento utilizado
O instrumento Dundee Ready Education Environment Measure (Dreem) foi aplicado a todos os participantes da amostra. Ele foi desenvolvido, originalmente, na língua inglesa em 1997 e teve sua primeira versão em português publicada em 200315,16.
Esse instrumento é autoaplicável, de fácil preenchimento e composto por cinco dimensões (percepção da aprendizagem, percepção sobre os docentes, percepção dos resultados acadêmicos, percepção do ambiente geral e percepção das relações sociais) e 50 questões estruturadas em escala Likert com cinco possíveis respostas (0-4), e existem nove questões em que a pontuação ocorre de maneira inversa, pois são constatações de cunho negativo15.
Os resultados devem ser considerados em três níveis: questões individuais, cinco dimensões e Dreem global. As respostas obtidas em cada item das cinco dimensões são somadas para cada participante; em seguida, a média desse resultado fornece a pontuação resumida das dimensões. O Dreem global, obtido pela soma das pontuações das dimensões, varia de 0 a 200 pontos, e quanto maior a pontuação, melhor o ambiente educacional15. A interpretação das pontuações ocorreu de acordo com proposto por McAleer e Roff17.
Desfecho
O desfecho foi o ambiente educacional das disciplinas de Semiologia I e II, avaliado por meio do questionário Dreem15-17.
Variáveis independentes
As variáveis independentes para a caracterização da amostra foram: idades (em anos vividos) e sexo (feminino ou masculino).
Análise dos dados
Inicialmente, realizou-se a análise descritiva das variáveis do estudo. As variáveis qualitativas foram apresentadas como frequência absoluta e relativas, enquanto as quantitativas como média e desvio padrão, acompanhadas dos respectivos intervalos de confiança de 95% (IC 95%).
A confiabilidade interna do Dreem foi obtida pelo cálculo do alfa de Cronbach, sendo valores ≥ 0,7 bons indicativos de confiabilidade18. Aplicou-se o teste de Shapiro-Wilk para verificar a distribuição dos dados da amostra19. A ANOVA e o teste de Tukey foram realizados para avaliar diferença estatística entre os percentuais de escores das médias das cinco dimensões e do Dreem global20. A probabilidade de rejeitar a hipótese nula foi de 5%
Aspectos éticos
A pesquisa inscrita com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) nº 72207317.6.0000.5078 foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás sob o número de Parecer nº 2.245.749. A pesquisa foi realizada segundo as normas brasileiras de pesquisa envolvendo seres humanos21.
RESULTADOS
Dos 111 alunos que se matricularam em Semiologia I, 107 permaneceram matriculados na Semiologia II no dia da coleta dos dados. Destes 90 preencheram o instrumento, todavia quatro de forma incompleta. Logo, a amostra final foi composta por 86 discentes, sendo 58% do sexo masculino, com média de idade de 19,98 anos (18-32 anos).
Os valores do alfa de Cronbach nas cinco dimensões e no Dreem global se encontram na Tabela 1. Na avaliação das questões individuais, a maioria apontou para áreas fortes e a melhorar. Foram encontrados alguns pontos problemáticos em relação aos fatos memorizáveis, à metodologia de ensino prévio e ao cansaço para cursarem a disciplina. A dimensão com mais áreas fortes foi a percepção dos docentes.
DIMENSÃO | ALFA DE CRONBACH |
---|---|
Percepção da aprendizagem | 0,77 |
Percepção dos docentes | 0,83 |
Percepção dos resultados acadêmicos | 0,68 |
Percepção do ambiente geral | 0,76 |
Percepção das relações sociais | 0,61 |
Dreem global | 0,72 |
Fonte: Elaborada pelos autores
A avaliação final das percepções dos discentes nas dimensões e no Dreem global e a distribuição dos dados da amostra estão demonstradas na Tabela 2.
DIMENSÃO | M | DP | IC 95% | Interpretação | p* |
---|---|---|---|---|---|
Percepção da aprendizagem | 32,74 | 5,59 | 31,54-33,94 | Uma visão mais positiva | 0,458 |
Percepção dos docentes | 32,71 | 6,23 | 31,36-34,04 | Na direção certa | 0,007 |
Percepção dos resultados acadêmicos | 20,22 | 4,09 | 19,34-21,09 | Sentimento positivo | 0,753 |
Percepção do ambiente geral | 31,74 | 5,69 | 30,52-32,96 | Atitude positiva | 0,846 |
Percepção das relações sociais | 17,42 | 3,83 | 16,59-18,23 | Não é tão ruim | 0,515 |
Dreem global | 134,83 | 17,68 | 130,66-138,24 | Mais positivo que negativo | 0,284 |
M: média; DP: desvio padrão; IC: intervalo de confiança. *Teste Shapiro-Wilk. Fonte: Elaborada pelos autores
Houve significância estatística entre os percentuais de escores das médias da dimensão percepção dos docentes e das demais e do Dreem global, conforme mostra a Tabela 3. A dimensão percepção da aprendizagem apresentou diferença estatística apenas em relação à percepção das relações sociais
DOMÍNIO | MÉDIAS PERCENTUAIS (%) | p* |
---|---|---|
Percepção das relações sociais | 62,21 | a |
Percepção dos resultados acadêmicos | 63,19 | a b |
Percepção do ambiente geral | 66,13 | a b |
Dreem global | 67,23 | a b |
Percepção da aprendizagem | 68,22 | b |
Percepção dos docentes | 74,33 | c |
*ANOVA seguida pelo teste de Tukey; letras diferentes representam p < 0,05. Fonte: Elaborada pelos autores
DISCUSSÃO
Os discentes avaliaram positivamente o ambiente educacional da disciplina de Semiologia do curso de Medicina da FM-UFG. A dimensão percepção dos docentes foi caracterizada com mais áreas fortes, enquanto a percepção das relações sociais obteve a menor média.
Pode-se fazer um diagnóstico do ambiente educacional das disciplinas com levantamento de áreas fortes e fracas por meio das questões individuais15,17. Na percepção da aprendizagem e percepção dos resultados acadêmicos, ratificou-se que a memorização de conteúdo não é algo que agrada aos participantes da amostra.
No contexto das disciplinas de Semiologia, embora o TBL seja uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, os discentes podem se sentir pressionados com a quantidade de objetivos de aprendizagem e material para leitura prévia à aula12. Esse deve ser um ponto a ser repensado e trabalhado em conjunto entre discentes e docentes para melhoria da percepção. Uma das críticas a esse método é justamente o fato de o instrutor identificar as necessidades de aprendizagem do estudante, usurpando-lhe a autonomia de explorar determinado conteúdo12,13.
Kohoulat, Hayat, Dehghani, Kojuri e Amini22 associaram a percepção dos alunos acerca do ambiente educacional com seus resultados cognitivos, comportamentais e emocionais, e concluíram que os estudantes apresentaram experiências mais positivas com o aprendizado quando seus interesses e suas necessidades foram considerados no planejamento do ensino. O estudo de Guimaraes, Falbo, Menezes e Falbo23 sobre o ambiente educacional do internato em pediatria e obstetrícia também encontrou como ponto fraco o ensino que enfatiza fatos memorizáveis, mesmo em se tratando de ambiente de prática. Outras pesquisas também apontaram esse item como problemático24,25.
Na dimensão percepção dos resultados acadêmicos, constataram-se também a dificuldade dos participantes em se adaptar às metodologias inovadoras e certa insegurança para cursar a disciplina. O processo de aprendizagem não deve ser visto como uma transferência de conhecimentos com a memorização de informações. Deve-se partir da análise de situações e da atitude para derivar o conhecimento, abrangendo, entre outras características, conhecimento, capacidade e habilidade de execução, raciocínio, pensamento crítico, postura profissional e ética, relacionamento humano, comportamento, valores, mudança de atitude e até certa independência para a produção do saber26,27. Entretanto, a educação básica ainda está muito enraizada na forma de ensino tradicional, sendo um desafio a sua inserção nas metodologias ativas no início da graduação28.
Na percepção das relações sociais, o estudo revelou que é imprescindível levantar os motivos que os tornam tão cansados para aproveitar a disciplina. O núcleo livre de suporte e apoio aos discentes (mentoring)29 e o Programa de Acolhimento ao Calouro de Medicina30 poderiam ser mais bem divulgados na disciplina para haver maior socialização dos alunos e, consequentemente, amenizar as situações problemáticas supracitadas.
Alguns estudos também indicaram pontuações menores no domínio de relações sociais e a falta de sistema de suporte para alunos estressados e cansados como aspecto problemático, embora o programa de mentoring ou apoio psicopedagógico seja disponibilizado aos discentes23,25,31.
A dimensão com mais áreas fortes foi a percepção dos docentes. Houve demonstração de boa percepção pelos discentes com pontuação muito próxima à categoria de excelência. Isso expressa que os docentes conseguem trabalhar bem a nova metodologia proposta pela disciplina, diferentemente do estudo de Kohli e Dhaliwal25 que demonstrou muitos pontos problemáticos nesse domínio e os correlacionou com o currículo tradicional.
Na dimensão percepção do ambiente geral, os discentes apontaram que a disciplina Semiologia Médica proporciona boa experiência e tranquilidade durante as aulas. AI-Hazimi et al.32 realizaram estudo em três universidades árabes que adotavam o ensino tradicional e demonstraram muitas áreas problemáticas nessa dimensão. Quando essas instituições foram comparadas a uma universidade inglesa com metodologia ativa centrada no estudante, a dimensão atingiu pontuações consideravelmente maiores.
Shehnaz, Sreedharan e Gomathi31 avaliaram o ambiente educacional quando o ensino era tradicional e depois das mudanças curriculares. As pontuações gerais do Dreem foram 119,18 e 139,96, respectivamente, corroborando a pontuação obtida no nosso estudo, após a inovação da metodologia. AI-Hazimi et al.32 compararam uma escola médica inovadora com três tradicionais e a média da pontuação geral foi muito superior e a favor da primeira. Zawawi e Elzubeir33 também avaliaram duas escolas médicas, uma com currículo híbrido de aprendizagem baseada em problemas (problem based learning - PBL) e outra tradicional, e a pontuação geral do Dreem da primeira foi superior.
O processo de ensino-aprendizagem não pode permanecer parado ante as transformações. É fundamental que se promovam inovações para que esse processo possa cumprir o seu papel social de formar o profissional que atenda às demandas dessa nova sociedade, o que significa ultrapassar os limites do treinamento técnico34. As tendências atuais no ensino em saúde apontam para a utilização de metodologias ativas, em que o aluno é o protagonista do seu próprio processo de formação e o professor se transforma em um facilitador e motivador desse processo, sempre em busca de um ensino integrado e interdisciplinar1,2.
Embora o método Dreem seja um instrumento validado para avaliar o ambiente educacional com levantamento de áreas fortes, carentes de melhorias e problemáticas, ele não traz uma avaliação aprofundada da questão15-17. Sugere-se complementar o estudo com uma pesquisa qualitativa para melhor compreender os pontos fracos levantados. Deve-se trabalhar com o universo dos significados, motivos e valores, assim como das aspirações, percepções, crenças e atitudes como parte da realidade social, já que o ser humano não se caracteriza apenas por suas ações, mas também porque é capaz de pensá-las e interpretá-las dentro do contexto vivido35.
CONCLUSÃO
A percepção discente sobre o ambiente educacional das disciplinas de Semiologia Médica é positiva. A dimensão mais bem avaliada é a percepção dos docentes.
Há áreas problemáticas que necessitam de melhoria e áreas fortes que podem ser reforçadas para que as próximas turmas possam avaliar o ambiente educacional das disciplinas como modelo a ser seguido por outras disciplinas da Faculdade de Medicina que também estão em processo de reestruturação.