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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
HENRIQUES, Bárbara Labella; ALMEIDA, Maria Claudia Stockler; GRYSCHEK, Ronaldo Cesar Borges y AVELINO-SILVA, Vivian. Four Corners: uma estratégia educacional para o ensino de infectologia para estudantes de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e142. Epub 02-Jul-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200557.ing.
Introdução:
Uma extensa literatura demonstra os benefícios do ensino ativo na educação médica e a necessidade de atualização das metodologias de ensino. As estratégias de aprendizagem ativa consolidam o conhecimento teórico e estimulam as habilidades conceituais do aluno. No entanto, reformar a prática pedagógica é desafiador. Existem diversas estratégias de aprendizagem ativa que sugerem uma adaptação do formato de entrega do conteúdo, de modo a adequá-las a diversos contextos. Neste artigo, discutimos a experiência da aplicação da técnica Four Corners no ensino de doenças infecciosas em nossa instituição.
Relato de experiência:
A estratégia Four Corners foi implementada da seguinte maneira: 1. preparação: os estudantes recebem material de estudo para análise prévia; 2. preparação da sala: cada um dos quatro cantos recebe cartelas com os casos clínicos escolhidos; 3. divisão de tarefas: as tarefas são divididas entre os estudantes; 4. atividade: os estudantes leem e discutem cada um dos casos propostos com mínima interferência do moderador; 5. finalização: discussão final com todos os participantes liderados pelo moderador. A duração de toda a tarefa varia de duas horas e meia a três horas.
Discussão:
O processo educacional emerge da experiência do aprendiz. Muitos professores do ensino superior acreditam que promovem o pensamento crítico por meio do ensino ativo em suas aulas, entretanto a porcentagem dos que aplicam essas técnicas ainda é baixa. Existe uma ampla variedade de técnicas ativas de ensino, e muitas delas se adaptam a diferentes cenários. A técnica Four Corners é uma estratégia de aprendizagem ativa que promove debate e troca de conceitos entre os estudantes.
Conclusão:
Este relato de experiência descreve uma estratégia de aprendizagem ativa para o ensino de doenças infecciosas para estudantes de Medicina. O aprimoramento da educação médica passa por entender o papel do professor como mediador do processo de aprendizagem. Propor novas estratégias de ensino é desafiador e requer ajustes frequentes. A estratégia Four Corners melhora o envolvimento do aluno com o processo de aprendizagem e é eficiente para compreender um conteúdo teórico extenso em um tempo de discussão relativamente curto.
Palabras clave : Educação Médica; Aprendizagem baseada em problemas; Doenças Transmissíveis.