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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
MENDES, Tâmaro Chagas y DIAS, Ana Catarina Perez. Transtornos mentais e estratégias de enfrentamento entre estudantes de medicina durante a pandemia da covid-19 no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e120. Epub 21-Oct-2022. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220061.ing.
Introdução:
Os estudantes de Medicina são comumente considerados um público vulnerável ao surgimento de transtornos mentais. No contexto da pandemia da covid-19, evidências recentes sugerem que a saúde mental dos estudantes de Medicina pode ter sido afetada.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo investigar a prevalência de sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes de Medicina, os fatores associados e a relação entre estratégias de enfrentamento (coping) e sintomas psicológicos durante o período de pandemia da covid-19.
Método:
Trata-se de um estudo transversal realizado com 141 estudantes de Medicina de uma faculdade pública de Medicina do Brasil. Avaliou-se a saúde mental dos estudantes por meio da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), e adotou-se o inventário Brief Coping Orientation to Problem Experienced (Brief COPE) para analisar as estratégias de enfrentamento. Os dados foram coletados de 1º de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021, por meio da plataforma Google Form. Realizaram-se análises descritivas, teste qui-quadrado, regressão multivariada de Poisson e correlação de Spearman.
Resultado:
Em relação à saúde mental dos estudantes, 78 (55,3%; IC95%: 47,1-63,3) foram categorizados com sintomas de depressão, 71 (50,4%, IC95%: 42,2-58,5) com sintomas de ansiedade e 86 (61%; IC95%: 52,8-68,7) com sintomas de estresse. Sobre os fatores associados, cor/raça teve associação com depressão e estresse; ano do curso, apenas com estresse; histórico de tratamento psicológico/psiquiátrico, com ansiedade e estresse; e autoavaliação de saúde mental, com depressão, ansiedade e estresse. Em relação às estratégias de enfrentamento, as estratégias focadas no problema não apresentaram correlações significativas com depressão, ansiedade e estresse. As estratégias focadas na emoção tiveram uma correlação negativa fraca apenas com a depressão. As estratégias de evitação tiveram uma correlação positiva moderada com depressão, ansiedade e estresse.
Conclusão:
De modo geral, nossos resultados mostram altas taxas de prevalência de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de Medicina e uma relação significativa entre estratégias de enfrentamento e a presença de comprometimento psicológico durante a pandemia da covid-19.
Palabras clave : Estudantes de Medicina; Saúde Mental; Perfil de Saúde; Estratégias de Enfrentamento; Covid-19.