Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
ANTUNES, Fabrício Dias et al. Avaliação do impacto de ensino teórico de anestesiologia à distância para estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e011. Epub 06-Feb-2023. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20210185.ing.
Introdução:
Devido à alta taxa de contaminação do SARS-Cov-2 e ao surgimento de um grande número de casos, autoridades locais decretaram o fechamento de universidades e escolas, demandando a implementação de soluções inovadoras para a continuidade das atividades acadêmicas.
Objetivo:
O objetivo do presente estudo é avaliar o impacto e nível de satisfação do modelo de ensino teórico à distância de anestesiologia em alunos de graduação como método alternativo ao ensino presencial em virtude das dificuldades impostas pela pandemia.
Metodologia:
O método utilizado consistiu na realização de aulas online ministradas por professor especialista através da plataforma Microsoft Teams. O nível de conhecimento dos participantes foi avaliado por meio da aplicação de questionários antes e após cada módulo do curso.
Resultados:
Um total de 812 questionários foram preenchidos, tendo sido constatado um aumento significativo de 41,61% na média de acertos geral (3,94 vs 5,57; p < 0,001).
Conclusão:
O presente estudo trouxe o ensino teórico em anestesiologia à distância como foco principal e os seus resultados mostraram ganho de conhecimento considerável por parte dos participantes. Além disso, foram observados maiores níveis de satisfação em detrimento dos de expectativa.
Palabras clave : Anestesiologia; Educação Médica; Ensino a Distância; Covid-19.