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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
VIEIRA, Joaquim Edson; AKAMATSU, Flávia Emi y JACOMO, Alfredo Luiz. Ensino da anatomia: dissecção em associação com a tecnologia no curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.2, e072. Epub 09-Jun-2023. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-20220290.
Introdução:
Um estudo de 2010 apontou as necessidades futuras da educação médica, com conteúdos e práticas integrados, fomentada pela tecnologia educacional virtual e pela prioridade na competência, não no tempo. A anatomia, indistinta de outros fundamentos da medicina, enfrenta restrições à dissecção de cadáveres.
Objetivo:
Ensaio sobre o ensino da anatomia em contextos clínicos e com emprego de tecnologias.
Método:
Utilizaram-se a plataforma PubMed da National Library of Medicine e os descritores ((anatomy [MeSH Terms]) AND (method, teaching [MeSH Terms])) AND (surgery [MeSH Terms]).
Resultado:
Há indicação de 316 artigos no período 2000-2022 (junho de 2022). A principal pergunta sobre o ensino de anatomia refere-se à substituição da técnica de dissecção e, por consequência, do uso do cadáver. Estudos sugerem a manutenção do uso da dissecção, da prossecção e de maior uso de meios digitais e modelares.
Conclusão:
O material cadavérico deve ser garantido com maior uso da prossecção, com a dissecção sendo dirigida ou eletiva. Realidade virtual e material de prossecção devem ser assimilados como instrumentais e supervisionados por anatomistas qualificados e enriquecidos pela interpretação e aplicabilidade clínica.
Palabras clave : Anatomia; Dissecção; Educação de Graduação em Medicina; Currículo; Aprendizagem.