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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
BANIN, Vanessa Burgugi et al. Medicina e espiritualidade: o perfil de estudantes e médicos de uma escola médica brasileira. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2024, vol.48, n.1, e008. Epub 27-Feb-2024. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2023-0141.
Introdução:
Pesquisas científicas indicam que a espiritualidade desempenha um papel importante na vida da maioria dos pacientes. Além disso, atividades e crenças religiosas podem, de acordo com algumas pesquisa, estar relacionadas à melhor saúde e qualidade de vida1.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivos avaliar o nível de espiritualidade de estudantes de Medicina e de médicos já formados, e analisar o ensino da interface “medicina e espiritualidade” na escola médica.
Método:
Realizamos um estudo transversal descritivo por meio da aplicação de questionários a estudantes de Medicina e médicos de uma escola médica pública brasileira.
Resultado:
Avaliaram-se 234 participantes. A maioria acredita em uma força superior. A espiritualidade foi maior entre médicos já formados e entre pessoas do sexo feminino. A maioria acredita que a formação universitária não prepara o médico para abordar o tema com os pacientes. Apesar dessa limitação, a maioria já abordou a espiritualidade com seus pacientes.
Conclusão:
Médicos e estudantes de Medicina consideram importante contemplar, de maneira ecumênica e respeitosa, aspectos espirituais dos pacientes. Apesar disso, consideram que não receberam preparo suficiente na escola médica para essa abordagem.
Palabras clave : Espiritualidade; Medicina Integrativa; Ensino Médico.