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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
VICENTE JUNIOR, Nelson. Ensino e cultura escolarizada: o habitus no processo de estruturação do campo social da escola. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.34, pp.101-114. ISSN 1981-8106.
Nesse artigo apresento a contribuição do sociólogo francês, Pierre Bourdieu em alguns dos seus estudos e investigações sobre o sistema de ensino como reprodutor social, cultural, de exclusão, de um ensino teórico fragmentado e, na maioria das vezes, incentivando o modelo social competitivo agressivo. Nesta perspectiva, trago à discussão o ensino da Filosofia no Ensino Médio quando pode ser constatado que muito do que se ensina nesta disciplina é uma transposição da cultura tradicional filosófica, com recortes fragmentados e distantes dos acontecimentos e do cotidiano dos alunos. O conceito de habitus presente no pensamento de Bourdieu como processo de inculcação, sistema de disposições duráveis, de transmissão dos valores culturais e dos bens simbólicos na estruturas do campo social, faz parte do corpus teórico deste trabalho.
Palabras clave : Cultura Escolarizada; Ensino de Filosofia; Habitus; Capital Cultural; Pierre Bourdieu.