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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
BIANI, Rosana Prado y BETINI, Maria Estela Sigrist. Do avaliar a aprendizagem ao avaliar para a aprendizagem: por uma nova cultura avaliativa. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.35, pp.71-88. ISSN 1981-8106.
Este ensaio discute a avaliação, categoria que ganhou centralidade nas reformas educacionais do final dos anos 90 no Brasil, analisando o seu papel numa escola cuja lógica opera em consonância com a lógica da sociedade capitalista na qual está inserida. Apresenta e discute as diferentes concepções de qualidade e avaliação na relação com seus objetivos. O texto propõe um repensar a avaliação na escola por todos os sujeitos envolvidos no processo educativo - famílias, professores, gestores - com a adesão a novos modelos pertinentes com a construção coletiva de práticas avaliativas escolares que caminhem da avaliação seletiva e excludente para a avaliação formativa que promova o desenvolvimento humano e a qualidade social da educação de todas e de cada criança.
Palabras clave : Avaliação; Ensino-Aprendizagem; Qualidade Social da Educação.