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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
SORDI, Mara Regina Lemes de. Há espaços para a negociação em políticas de regulação da qualidade da escola pública?. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.35, pp.147-162. ISSN 1981-8106.
Descreve-se projeto de avaliação institucional desenvolvido em rede municipal de ensino com destaque aos princípios orientadores da proposta que valorizam o fortalecimento dos atores locais da escola para participarem da negociação em prol de uma escola pública cuja concepção de qualidade seja socialmente relevante. Por meio das vozes de atores implicados no processo de implementação são destacados os desafios, as potencialidades e vulnerabilidades da proposta. Conclui-se que a avaliação institucional em escolas de ensino fundamental é campo em construção e que requer a disposição política de experimentar modelos alternativos em que a regulação possa ocorrer de forma negociada e participativa.
Palabras clave : Avaliação Institucional; Regulação da Escola Pública; Participação.