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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
SOMMERHALDER, Aline y ALVES, Fernando Donizete. Brincar infantil e subjetividade: reflexões a partir da brincadeira de casinha. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.36, pp.157-180. ISSN 1981-8106.
Em interlocução com a psicanálise como referencial teórico, o artigo tem por objetivo tratar de aspectos constitutivos do brincar infantil em um ambiente de brinquedoteca escolar. Para tanto, realiza uma reflexão a partir dos resultados de seis sessões de observação da “brincadeira de casinha” entre crianças da educação infantil. A observação dessa atividade lúdica foi acompanhada do registro em diário de campo das ações e falas das treze crianças participantes do estudo. Este mostra que o brincar infantil constitui-se em um espaço subjetivo e é um veículo privilegiado de realização simbólica de desejos e fantasias, de transformação da realidade e criação de novos conhecimentos. Portanto, ressalta-se a importância da valorização da brinquedoteca na escola como modo de resgate e concretização do brincar na educação infantil e destaca-se o valor dessa atividade lúdica para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança nesse nível educativo.
Palabras clave : Brincar de Casinha; Psicanálise; Criança; Educação Infantil; Aprendizagem.