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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra L. Escovedo y ANDRADE, Everardo Paiva de. Vivências profissionais e construção da disciplina escolar biologia na formação inicial de professores. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.46-62. ISSN 1981-8106.
Resumo Com o objetivo de analisar conhecimentos produzidos por licenciandos e compreender sentidos das experiências vividas por eles, na interface entre a universidade e a escola, este artigo apresenta resultados de uma investigação da Prática de Ensino em Ciências Biológicas. Com base em perspectivas variadas do campo do currículo - história das disciplinas escolares e conhecimento escolar - e na problemática dos saberes docentes, a pesquisa analisa relatórios da Prática de Ensino e de depoimentos gerados por meio de entrevistas. A análise indica que os licenciandos, ainda na formação inicial, elaboram conhecimentos que passam a compor seus saberes experienciais, necessários à legitimação da profissão. Além disso, sugere, também, que os professores em formação participam da construção das disciplinas escolares, ao mesmo tempo em que estas influenciam e reforçam a especificidade disciplinar de sua formação. Por fim, a análise evidencia que a formação no âmbito de uma licenciatura não se situa apenas no plano geral de uma preparação acadêmica, mas, também, mobilizando saberes oriundos de diversas fontes, constitui-se no interior mesmo de uma disciplina escolar.
Palabras clave : Formação Docente em Ciências Biológicas; Conhecimento Escolar; Disciplina Escolar Biologia; Saberes Docentes.