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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
MEDEIROS, Emerson Augusto de y AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira. Educação do/no campo: história, memória e formação. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.6-18. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.002.
O Estudo expõe reflexões advindas de uma pesquisa arrolada no Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo historiar a trajetória de formação da Educação para homens e mulheres que vivem do/no campo. Assim, reconstruiremos fragmentos e elementos que tearam a efetivação da Educação do/no Campo. Ratificamos a Metodologia História Oral como central no trabalho, validando as histórias de vida dos atores/autores do estudo como elementos essenciais do enredo que compõe a pesquisa. Os atores/autores do estudo contam suas vivências junto à educação campestre, compartilham experiências na/da formação no campo, falam de si e interligam seus ditos à realidade histórica da educação do campo. A educação do campo se formou perpassando por modelos de exclusões e silenciamento. As lutas e reivindicações travadas pelos movimentos sociais campesinos afirmam a necessidade de políticas públicas educacionais que validem o repertório de vida e de conhecimento dos recantos rurícolas. Para tanto, faz-se necessário uma ressignificação nas escolas campestres, na formação de professores do campo, isto é, na própria educação do campo.
Palabras clave : Educação do/no Campo; Histórias de Vida; Formação.