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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
MILLER, Stela. O ensino de língua materna na perspectiva da teoria histórico-cultural: reflexões sobre leitura e escrita. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.114-128. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.009.
Este artigo objetiva refletir sobre a leitura e a escrita no ensino da língua materna que considera a função social da escrita e a especificidade do trabalho escolar ao lidar com as questões da linguagem. Resulta de pesquisa feita com base no estudo de autores da teoria histórico-cultural, visando a refletir sobre as implicações pedagógicas da teoria para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. Para a presente reflexão, tomamos parte desse estudo que fez uma aproximação entre a teoria histórico-cultural e a teoria dialógica da linguagem, culminando na sistematização de proposta para organização do ensino de língua materna que põe em relação três elementos formadores da dinâmica deste trabalho: o conteúdo cultural (a língua escrita, como meio de interação entre as pessoas), o professor (que orienta a relação do aprendiz com o objeto de conhecimento, por meio de enunciados de diferentes gêneros) e o aluno (ser ativo que aprende em suas relações sociais estabelecidas em sala de aula). Conclui que, trabalhando com a significação, sem a qual a palavra fica reduzida à sua realidade física, o professor viabiliza a compreensão da língua como ela é: uma realidade viva.
Palabras clave : Língua Materna; Ensino; Teoria histórico-Cultural; Séries Iniciais do ensino Fundamental.