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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
QUEIROZ, Edileuza Dias de y PLACIDO, Patrícia de Oliveira. Processos formativos em Educação Ambiental: rumo à manutenção ou transformação da realidade?. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.239-252. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.004.
Este trabalho é fruto de duas pesquisas de mestrado concluídas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Objetiva-se refletir e construir algumas considerações provocativas, embora não inaugurais, sobre diferentes processos formativos em Educação Ambiental (EA) no que toca a formação inicial e continuada de educadores. No primeiro estudo, analisa-se a incorporação da dimensão socioambiental em dois cursos de Licenciatura de universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, verificando como a EA é percebida e praticada pelos docentes. No segundo, a abordagem recai sobre a análise de processos formativos instituídos por empresas no ambiente escolar. Como opção teórico-metodológica, sustenta-se a discussão no materialismo histórico e dialético, na análise dos discursos e das práticas dos educadores envolvidos nas pesquisas. Conclui-se que, nos processos formativos em EA naturalizam-se discursos e práticas conservadores por dentro e por fora do contexto escolar. Políticas de formação de educadores são construídas na lógica desenvolvimentista, sem aprofundamento crítico, limitando-se a experiências romantizadas, tecnicistas e comportamentais.
Palabras clave : Processos Formativos; Educação Ambiental; Manutenção e Transformação.