Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
ADRIAO, Theresa Maria Freitas y GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha. Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.432-448. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.432.
O artigo aborda transformações na gestão empresarial capitalista nas últimas décadas e sua incidência sobre proposições para a gestão da escola pública. Discutem-se as formas por meio da quais os temas autonomia, participação, avaliação, redução de níveis hierárquicos e trabalho em equipe são apresentados como soluções para gestão educacional e escolar, referenciados nas teorias e tecnologias de gestão voltadas à ampliação do capital. Ao contrário do relevante lugar ocupado por tais temas nas lutas sociais pela democratização da gestão escolar, pretende-se reorganizar o trabalho à semelhança do que se faz na empresa privada. Conclui-se que tais soluções, apresentadas como esforço de generalização da lógica capitalista de gestão no interior da escola, não contribuem para a qualidade da educação pública e para a democratização da gestão escolar, por não considerarem a especificidade do processo de trabalho pedagógico.
Palabras clave : Gestão Escolar; Privatização; Educação Básica.