SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número62ZOLTAN DIENES Y LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN PORTO ALEGRE EN ÉPOCAS DE MATEMÁTICA MODERNAENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN URUGUAY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

TOILLIE, Jean Sebastian  y  BARALDI, Ivete Maria. UMA NARRATIVA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE ITAIPULÂNDIA (PR). Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.691-711.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p691-711.

Este artigo trata da História da Educação de Itaipulândia (PR), com enfoque nos aspectos que se estendem desde sua colonização e o surgimento das primeiras escolas até os anos 1990, quando o município se emancipa, e o contexto educacional passa por uma transformação. Foi mobilizada a História Oral como metodologia de pesquisa para a produção de oito entrevistas realizadas com docentes, a maioria deles ligada à disciplina de Matemática. Com base nessas narrativas e no cotejamento com outras fontes documentais, no presente artigo, tem-se por objetivo apresentar uma compreensão elaborada acerca de uma História da Educação de Itaipulândia. Destaca-se ainda como os espaços são modificados e modificam as características de uma região e, também, das pessoas que ali vivem.

Palabras clave : História Oral; Formação de professores de Matemática; História da educação matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )