Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
TREVIZAN, Zizi; GEBRAN, Raimunda Abou y GUIMARAES, Cléber Ferreira. A MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.181-193. Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26708.
A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivos identificar e interpretar o papel mediador do professor no ensino da leitura literária, a partir da análise documental das atividades discentes de compreensão da linguagem estética da literatura, no material do Programa São Paulo Faz Escola. Focada na teoria bakhtiniana da Filosofia Materialista da Linguagem e nos estudos sobre a mediação semiótica de Vygotsky, revelou uma abordagem neutralizante das funções estéticas e ideológicas dos textos, apresentando uma conceituação inadequada de criação literária, configurando-a como produto de origem subjetivista/individualista e não como processo social e cultural, dotado de um papel ideológico produtivo.
Palabras clave : Leitura Literária; Ensino Médio; Mediação Docente.