Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SIMOES, Robson Fonseca. CONECTADOS NA INTERNET, INSPIRADOS NA ESCOLA: Ações pedagógicas com a Língua Portuguesa no IFRJ. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.194-205. Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2017.25481.
A vocação deste artigo é a de procurar contribuir para o debate sobre ações pedagógicas diferenciadas junto ao ensino de Língua Portuguesa com os sujeitos do Ensino Médio. Entende-se que é na interação em diferentes instituições sociais que o estudante aprende e apreende as formas de funcionamento da língua, assim como os modos de manifestação da linguagem. Este estudo se debruça na teoria sociointeracionista e na teoria dialógica da linguagem, que trazem à baila a ideia de que a língua se produz nas relações sociais. Nesse sentido, os estudiosos Fiorin (2003), Freitas (2005) e Bakhtin (1992) ajudam a pensar que as relações entre mundo e linguagem nascem das demandas sociais, fazendo andar o carrossel das experiências linguísticas dos estudantes da última etapa da Educação Básica.
Palabras clave : Ações pedagógicas; Linguagem; Educação.