Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SILVA JUNIOR, Jonas Alves da y OLIVEIRA, Rinalva Sales de. DIVERSIDADE NEGADA: Vozes de educadores/as sobre bullying na escola. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.275-291. Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2017.25153.
O trabalho objetiva analisar que fatores encontram-se subjacentes à prática do professor que o predispõe a ser vítima ou colaborador do bullying na escola. O referencial teórico baseou-se em Fante, Abramovay e Schilling, que abordam a violência escolar em diferentes matizes. A pesquisa qualitativa foi realizada em três escolas do Ensino Fundamental. Utilizou-se questionário como instrumento de investigação para 13 professores/as. Chegamos à conclusão de que o preconceito e a discriminação permeiam a relação entre pares por meio de brincadeiras e apelidos pejorativos; de que existe dificuldade dos educadores intervirem de modo efetivo diante desta forma de agressão; que há resistência em entender as diferenças e a diversidade como algo positivo e desejável e, ainda, professores/as que reconhecem o bullying como um tema de pouca importância.
Palabras clave : Violência; Diversidade; Bullying.